3 de maio de 2013

Se liga!

A esquerda foto antiga da estação de Marechal Hermes. A direita a estação nos
dias atuais. Pouca coisa mudou em 100 anos.

Aniversário de 100 anos de Marechal Hermes

   Nesse último dia 1º de maio o bairro de Marechal Hermes, aonde fica localizada a nossa escola, completou 100 anos. Fundado em 1º de maio de 1913, Marechal Hermes foi o terceiro bairro operário planejado do Brasil. A ideia da criação do bairro veio do então presidente, Marechal Hermes da Fonseca, que hoje dá nome ao bairro. Preocupado com a falta de moradias populares, ele desembolsou 11 mil contos de réis, uma fortuna para aquela época. O projeto, que enfrentou forte oposição do congresso, previa a construção de ruas largas e arborizadas, 1350 casas e todo tipo de serviço público básico (delegacia, escolas profissionalizantes, hospital, maternidade, teatro, entre outros)
   Porém, com o fim do mandato do Marechal Hermes, o projeto foi abandonado com apenas 165 residências construídas. A partir daí surgiram uma série de outras casas, construídas pelo proletariado. Inicialmente as residências construídas no novo bairro, seriam dadas aos antigos moradores do morro do Castelo, após a derrubado do mesmo. Mas a ideia inicial foi desvirtuada e as casas acabaram sendo destinadas a funcionários públicos e pessoas apadrinhadas.
   Em 1930, durante o governo Getúlio Vargas, o projeto de construção do bairro chegou a ser retomado, mas com grandes modificações. Ao invés de construir novas casas, foram erguidos blocos de apartamentos e o nome das ruas foi alterado para homenagear militares.
   Atualmente o bairro, dividido pela linha do trem e ainda é um dos mais completos da zona norte quando se trata dos serviços básicos prestados pelo governo, com várias escolas, creches, UPA, delegacia, maternidade, Clínica da Família e um teatro.
   O bairro, que já tinha alguns imóveis tombados; como a estação de trem, inspirada nas ferrovias inglesas; teve mais uma série de construções tombadas. Entre os novos tombamentos estão o prédio da escola técnica Mauá, a Escola Municipal Evangelina Duarte Batista e várias casas da região.
    Parabéns a Marechal Hermes e a todos os moradores desse bairro lindo!
03/05/2013

1 comentários: